Revisão



A plataforma elevatória para acessibilidade é uma ferramenta importante para pessoas que tem mobilidade reduzida, estão em cadeira de rodas, andador, e que almejam autonomia e segurança para se locomover em ambientes de níveis diferentes. A FIGURA 1 mostra uma plataforma elevatória para cadeirantes.


FIGURA 1 – PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA CADEIRANTES
[2]www.montele.com.br/plataforma-elevatoria-acessibilidade.html




 













PRINCIPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO DE UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA
O elevador consiste primeiramente na montagem do carro (cabina, armação e plataforma). O conjunto do contrapeso tem o peso total ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada do elevador.
Um elevador é formado por carro (cabina, armação e plataforma), contrapeso, guias, trilhos. A movimentação do conjunto é feita através de uma máquina de tração (motor), que nele pode ser acoplado uma polia, um fuso, uma cremalheira e engrenagem. De acordo com a empresa SINERGIA ELEVADORES “a aceleração e o retardamento ocorrem em função da variação de corrente elétrica no motor de tração. A parada final é possibilitada pela ação de um freio instalado na máquina de tração”.
SISTEMAS DE SEGURANÇA DE PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS E ELEVADORES
Os elevadores possuem sistemas de segurança para evitar acidentes em momentos de emergência, tais como:
Freio de segurança, limitador de velocidade, fins de curso, cornija (protetor de soleira), sensor anti-esmagamento.

NORMAS REGULAMENTADORAS: ELEVADORES E PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA
A fabricação de elevadores é baseada em normas regulamentadoras. Essas fazem com que os fabricantes padronizem seus elevadores.
NBR 15655-1Plataformas de elevação motorizada para pessoas com mobilidade reduzida – Requisitos para segurança, dimensões e operação funcional. Especifica requisitos de segurança, dimensões e operação funcional para pessoas com mobilidade reduzida.
[3] http://portal.mj.gov.br/corde/arquivos/ABNT/ABNTNBR15655-1_2009Ed1.pdf

NBR 13994Elevadores de passageiros  - Elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência. Estipula condições para elaboração de projetos, fabricação, instalação e adequação de elevadores para pessoas com deficiência física.
[4] http://portal.mj.gov.br/corde/arquivos/ABNT/NBR13994.pdf

Itens do elevador
• Ao acabar energia possui um sistema de acoplamento de motor reserva que leva a estação para o andar inferior. Esse sistema possui um motor reserva que é acionado por uma bateria que por sua vez é carregada enquanto há energia no motor principal.
• Microns de fim de curso: estabelecem a posição final e inicial da plataforma evitando que a plataforma ultrapasse o curso.
• Alavanca de acionamento para funcionamento da plataforma: aciona o elevador conforme a direção desejada, funciona somente quando está pressionada para cima ou para baixo.
• Fuso principal: proporciona mais segurança para plataforma, pois em caso de falta de energia elétrica ou até mesmo falha mecânica de freios, a plataforma não desce diretamente, permanece na posição em que está.
• Piso antiderrapante: para que o cadeirante não possa deslizar dentro da plataforma, e assim podendo esbarrar em alguma parte física interna.
• Braços de segurança: que são automaticamente desativados assim que estiverem na posição fechado dando mais segurança ao usuário.

.